Ansiedade
Sobre a ansiedade
Sentir-se ansioso em situações temidas, que despertam medo, expectativas ou que requerem desempenho é uma reação normal do nosso corpo. No entanto quando a ansiedade é algo que está presente a maior parte do tempo, de forma persistente e que desencadeia alterações no dia a dia da pessoa, interferindo em suas atividades, torna-se algo a ser visto com maior preocupação e detalhamento.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 264 milhões de pessoas sofrem de ansiedade no mundo. No Brasil 9,3% da população sofre de ansiedade.
Podemos dizer que as causas são multifatoriais, desde a predisposição genética e traços da personalidade da pessoa até fatores ambientais, os quais podemos citar o estresse do trabalho com cobranças constantes e luta pela sobrevivência, poluentes ambientais, alterações do sono, entre outros.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) constitui o transtorno mais comum na população geral, predominando no sexo feminino, numa proporção de 2:1 aproximadamente. Surge precocemente na vida do indivíduo, até mesmo durante a infância, e tem evolução crônica, se não tratado. A comorbidade com outros transtornos psiquiátricos é frequente, chegando a estar associada com depressão em 50% dos casos ao longo da vida.
Isso deve- se ao fato da ansiedade trazer prejuízos psicossociais importantes, pois a pessoa sente-se preocupada excessivamente na maioria dos dias, em relação a quase todos os eventos ou atividades de sua vida cotidiana, incluindo o desempenho no trabalho e estudos. A pessoa superestima o perigo nas situações temidas. Essa preocupação não consegue ser controlada e fica muito difícil sentir-se relaxado em algum momento.
Assim a pessoa que sofre de TAG pode ter a sensação de estar sempre “ no limite”, com “nervos à flor da pele” inquieta, irritada e tensa. Tem a sensação de cansar mais facilmente, além de apresentar dificuldade para concentrar-se em seu trabalho ou estudos. O sono também é alterado, apresentando dificuldade para iniciar ou manter o sono e sensação de sono não satisfatório e revigorante.
SINTOMAS
Entre os sintomas do Transtorno de Ansiedade, estão:
- Dificuldade constante para relaxar
- Preocupação exagerada
- Tensão e nervosismo constante
- Dificuldade para concentrar-se
- Irritabilidade
- Dor ou aperto no peito
- Tremores
- Falta de ar
- Sudorese
- Dor de barriga
TRATAMENTO
O transtorno de ansiedade tem tratamento e sua necessidade se faz no sentido de melhorar a qualidade de vida de quem sofre disso. O tratamento pode ser feito através de medicações e psicoterapia, mas também a prática de atividade física regular e exercícios de relaxamento são muito úteis no processo de melhora.