Dependência Química

Sobre a dependência química

A dependência, também chamada de dependência química, é uma condição física e psicológica causada pelo consumo constante de substâncias psicoativas.

Devido a constante utilização dessas substâncias, o corpo humano torna-se cada vez mais dependente, tendo como consequência sintomas que afetam o sistema nervoso central (SNC).

Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química é tida como doença crônica onde o portador desse distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social. As substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas.

Sendo conhecida e usada desde o início das civilizações, em rituais religiosos ou como fonte de prazer, tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, levando a dependência química da droga.

Entre os sintomas da dependência química, estão:

• Desejo incontrolável de consumir a substância
  • Necessidade progressiva de doses maiores
  • Perda de controle
  • Aumento progressivo da importância da droga na vida da pessoa

O tratamento da dependência química deve ser ministrado pelo médico com bastante cuidado, mas a recuperação do paciente é totalmente possível. Ao contrário do que se pensa, é possível realizar um tratamento com menos desconforto e sofrimento para o paciente necessitado. O tratamento em si passa por fazer que o individuo deixe de usar as drogas sendo preparado para enfrentar os sinais de abstinência.

Em casos específicos de dependência, o paciente pode não deixar totalmente o uso das drogas, tendo então que reduzir o consumo regularmente até que este chegue a zero. O dependente deve sempre ter um acompanhamento especial de um psiquiatra , que deve ser contínuo enquanto o médico psiquiatra julgar necessário. Recaídas podem acontecer de um momento para o outro, mas este não é o fim.

Após reassumir a plena consciência, o paciente deve entrar em contato com o médico psiquiatra para explicar a situação, sendo então acompanhado em uma nova tentativa utilizando medicamentos e/ou processos diferentes. Para a reabilitação de um dependente químico, é essencial ajudá-lo a encontrar atividades que substituam o prazer proporcionado pela droga.

Existem várias clínicas especializadas e profissionais que têm objetivo exclusivo de ajudar pacientes que são dependentes químicos a construírem um novo estilo de vida e lidar com os seus problemas.