Depressão

Sobre a depressão

Atualmente a palavra depressão vem sendo muito usada, muitas vezes para designar somente um sentimento passageiro de tristeza ou desânimo. No entanto, não podemos confundir tristeza com depressão. Tristeza é um sentimento causado por algum fato ocorrido que traz sofrimento para pessoa por um determinado tempo e que aos poucos será superada, sem necessariamente tratamento para isso. Já a depressão é considerada doença, pois dura mais tempo, pode não ter uma causa aparente e mantém sintomas praticamente constantes a maior parte do tempo.

A depressão pode ser caracterizada como humor deprimido quase todos os dias, sentimento de vazio, tristeza e desesperança. Muitas vezes o interesse diminui (ou desaparece) em atividades que antes eram estimulantes. O prazer em realizar as coisas torna-se mais raro ou inexistente, mesmo em momentos de lazer. Além disso, os pensamentos tornam-se mais pessimistas, tendendo a avaliar tudo ao redor de forma negativa.

Pode ocorrer aumento ou redução do apetite, com ganho ou perda de peso, além de também afetar o sono (insônia ou sono em excesso). Sintomas físicos também podem se fazer presentes (apesar de não fazerem parte dos critérios diagnósticos oficiais), como dores pelo corpo, sintomas gástricos, tensão muscular, sem ter causa aparente que explique tais sintomas.

Pessoas que sofrem de depressão podem enfrentar muitas dificuldades de relacionamento interpessoal, no ambiente de trabalho, na escola, na faculdade ou até mesmo dentro do próprio ambiente familiar. A sensação de culpa ou inutilidade podem tornar as relações mais tensas e as cobranças insuportáveis para quem está com depressão. A irritabilidade também pode estar presente, piorando os relacionamentos.

A produtividade no trabalho tende a cair e trazer prejuízos para a pessoa como profissional, pois a capacidade de concentração e decisão estão prejudicadas, reforçando a já instalada sensação de incapacidade que quase sempre se faz presente.

A depressão afeta cerca de 4.4% da população mundial e no Brasil cerca de 5,8%, segundo dados da OMS.

Muitas causas estão envolvidas na gênese desta doença. Fatores genéticos, ambientais e sociais estão entre as causas, muitas vezes coexistindo.

Entre os principais sintomas da depressão, estão:

• Sentir-se triste a maior parte do tempo
  • Desânimo a maior parte do tempo
  • Falta de energia
  • Falta de prazer nas atividades que realiza
  • Sentimento de desesperança
  • Ideias recorrentes de morte
  • Pensamentos pessimistas
  • Baixa produtividade
  • Insônia ou sono em excesso
  • Perda ou aumento de apetite
  • Sintomas físicos (dores sem explicação)

Os tratamentos atuais estão cada vez mais modernos e avançados trazendo a funcionalidade e melhora mais rapidamente para quem sofre de depressão.

Vencer o preconceito e os estigmas é importante para buscar ajuda ou auxiliar alguém que sofre com depressão a ir em busca de auxílio médico e psicológico.